Para manter suas bijuterias sempre novas e sempre conservadas

Retire a bijuteria antes do banho, mar ou piscina para que ela não oxide
Não deixe a peça em contato com bronzeadores, loções ou outros produtos que podem danificar a sua bijuteria.
Quando for usar cremes para as mãos ou no corpo, retire os anéis, pulseiras e colares.
Tome muito cuidado com produtos para cabelo, (tinturas, produtos para alisamento), pois estes contêm produtos químicos, podendo manchar .
Evite deixar suas bijuterias em contato direto com a luz do sol ou de lâmpadas, pois isso pode danificar-la e alterar a coloração das peças . Peças em couro ou sementes  precisam de cuidados extras, pois podem ficar úmidas e você precisa colocar para secar ao sol
Guarde as suas bijuterias em porta-jóias e dentro, de sacos plásticos ou de tecido de algodão para evitar atrito. Se não tiver um porta-jóias, forre uma caixa com tecido macio.

Evite guardar todas as peças juntas, pois elas podem embaraçar. Isso dificulta a separação e pode causar rompimento. Por isso o mais indicado é colocar cada peça em um saquinho.
Não esqueça de abri de tempos a tempos os saquinhos a fim de verificar o estado de conservação e proceder a sua limpeza de forma periódica.

Coloque um pedaço de giz branco no estojo ou porta-jóias. Ele absorve a humidade e evita que as peças escureçam ou fiquem embaçadas.
Evite sachês e sabonetes nas caixas! Isso pode causar umidade e ainda atrair traças.
Ao chegar em casa, tirar suas bijuterias e acessórios e  deixá-las por algumas horas em local arejado. Isso evita a proliferação de fungos (esta dica serve também para calçados e roupas).